Para você que possui FIES e deseja transferir para o UNIPAM.
1º Passo: O candidato deverá, primeiramente, efetuar a inscrição preenchendo o formulário que está no final desta página. Utilizaremos a lista de inscritos para entrar em contato com os candidatos interessados, de acordo com a quantidade de vagas disponibilizadas.
2° Passo: É necessário o envio da documentação digitalizada para o e-mail ([email protected]) para análise pela coordenação do curso.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:
» Histórico Escolar atualizado constando a situação do ENADE (original ou cópia autenticada)
» Declaração constando vínculo/situação com a Instituição de origem (original ou cópia autenticada)
» Planos de Ensino das disciplinas cursadas (original ou cópia autenticada).
3° Passo: Após análise, deferimento da coordenação do curso e efetivação da matrícula, o candidato deverá solicitar a transferência do FIES no SIFES.
Requisitos para pedir transferência do FIES:
» Os pedidos de transferência devem ser solicitados diretamente no site https://login.caixa.gov.br
» Fiquem atentos às datas para solicitação de transferência do FIES, posteriormente disponibilizada por circular/portaria normativa.
» A Transferência é disponibilizada apenas para o estudante que ainda não realizou o Aditamento de Renovação do semestre em questão e está adimplente com as parcelas de coparticipação.
» O estudante poderá transferir de curso uma única vez na mesma instituição de ensino, desde que o período transcorrido entre o mês de início da utilização do financiamento e o mês de desligamento do estudante do curso de origem não seja superior a 18 (dezoito) meses.
» A Resolução CG-FIES nº 35/2019 implementou ajustes legais no processo de aditamento de transferência de curso/IES do FIES. A partir do semestre 2/2020 (iniciado em 19/08/2020), a transferência somente será permitida se a nota do estudante no ENEM for igual ou maior a nota do último estudante pré-selecionado no curso/turno/IES de destino, no processo seletivo mais recente do programa em que houver estudante pré-selecionado para o financiamento estudantil.
» O SIFES foi adequado para mostrar ao estudante, logo no início da solicitação, se será possível ou não a transferência conforme a legislação vigente.
Passo a Passo para solicitar transferência do FIES
1. O primeiro passo é acessar o site https://login.caixa.gov.br efetuando seu login com CPF e senha.
2. Após fazer o login, clique em Contrato FIES > Manutenção > Solicitar transferência.
3. Caso sua CPSA tenha iniciado o processo de aditamento é necessário rejeitá-lo.
4. Ao acessar o “Solicitar Transferência” o SIFES apresenta a opção de tipo de Transferência: Curso ou IES.
5. Nesse momento o sistema apresentará a informação se é possível ou não realizar a transferência, conforme a resolução nº 35/209.
6. Após a verificação e escolha do tipo de transferência o SIFES abrirá um combo para escolha das características da transferência.
7. O estudante deverá, por meio do combo, escolher a IES, campus, curso e turno obrigatoriamente, ressaltando que somente cursos ofertados para o FIES no semestre de referência da Transferência estarão disponíveis e que tenham alunos já selecionados para o FIES).
8. Se o estudante quiser mudar de curso e continuar na mesma faculdade, deve apenas copiar as informações da universidade já descritas e informar o curso para o qual deseja ser transferido.
9. Caso o estudante confirme seguirá com a solicitação e o SIFES apresentará a tela abaixo com dois quadros, informações de origem e destino.
10. Preencha a data de desligamento. Você deve informar a data em que será desligado do curso em que está atualmente matriculado. Esta data precisa ser necessariamente no mês de junho (caso você queira ser transferido no segundo semestre) ou no mês de dezembro (caso você queira transferir de curso no início do ano).
11. Caso o estudante confirme seguirá com a solicitação e o SIFES apresentará uma tela de confirmação dos dados da Transferência.
12. Após a solicitação o estudante deverá aguardar a validação pela IES Origem, no prazo máximo de 5 dias e da IES Destino, no prazo máximo de mais 5 dias. Caso tente acessar a opção de Solicitar Transferência o SIFES apresentará mensagem de impedimento e o status da Transferência solicitada.
13. Após a aprovação da transferência pelas IES Origem/Destino o estudante deve assinar o DRT – Documento de Regularidade de Transferência juntamente com a CPSA destino e guardar uma via.